A Evolução da EAD no Brasil

Ao ler o texto- A evolução da EAD no Brasil- fiquei bem contente! O autor, “desconhecido pra mim”, disse exatamente o que penso.

Percebo que a evolução educacional ficou em nível tecnológico. É comum encontrarmos aulas em EAD com ‘cara’ de presencial, não há uma metodologia adequada nem mesmo no livro-texto. O professor precisa realizar pesquisas, conversar com os alunos, estudar, enfim, precisamos mudar a forma de ministrar as aulas (até mesmo nas aulas presenciais) e pra isso entendo que precisamos de mais pesquisas sobre o processo de ensino/aprendizado de adultos, especialmente em EAD.

Outro assunto recorrente em EAD é o perfil do aluno. Lembro-me que o primeiro curso a distância que tentei fazer foi um desastres, era um curso de pós graduação, gratuito pela UFMS, pois é, perdi a pós, e algumas oportunidades de emprego! Achei que a culpa era minha, que eu não tinha o perfil pra ser aluna em EAD, ficou fácil me culpar e por isso desisti do curso.

Depois resolvi fazer um curso de extensão por uma empresa importante no Brasil. Desta vez eu estava totalmente treinada, não poderia perder o curso, assisti o vídeo disponível no ambiente, li o material, as apostilas e tudo que deveria fazer eu fiz. Garanto! Mas isso não quer dizer que aprendi, então fico aqui pensando, será que o problema da EAD está apenas no perfil do aluno?

Ainda me arrependo por ter feito matricula no tal curso, foram 180 reais que poderiam ser investidos em ótimos livros! Mas não, pois foram gastos em curso que não acrescentou muita coisa em minha vida profissional, a não ser por este post e pela experiência.

Alguns colegas de tutoria afirmam que a EAD não é para qualquer aluno, insistem que o aluno deve ter um perfil específico e coisas assim, mas se a Universidade Aberta pretende democratizar o acesso a universidade e pra isso oferece cursos em EAD para alunos que não tiveram acesso, será que esses alunos terão condições de cursar um curso em EAD? Será que sabemos fazer Educação a Distância?

 Leia o texto : http://www.educacaoadistancia.blog.br/a-evolucao-da-ead-no-brasil/comment-page-1/#comment-19710

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: